Connect Learn Finance

EXPORTAÇÃO

Características e desafios da exportação de serviços

Na exportação de serviços, o empresário comercializa algo que não pode ser embalado para ser entregue.

Share this article

A exportação de serviços não é tão simples de contabilizar como acontece  na exportação de bens como bebidas ou automóveis, por exemplo.

A entrega física do bem é uma das etapas da exportação de produtos que mais exigem atenção para o empresário que comercializa os seus produtos no exterior.

Enquanto a entrega precisa superar um número significativo de entraves burocráticos e exige gerenciamento e logística até ao produto chegar bem no destino final, na exportação de serviços, o empresário está comercializando algo que não pode ser embalado para a entrega ao cliente.

É o caso de uma viagem de turismo, por exemplo.  Ao comprar uma viagem de turismo, o cliente adquire um conjunto de experiências que serão percebidas de forma distinta por cada pessoa, que não podem ser descritas, nem imaginadas e muito menos embaladas.

Uma vez que os serviços são menos tangíveis do que um produto manufaturado, é mais difícil comunicar aos clientes o que se está a ofertar.

Como frequentemente os serviços precisam ser adaptados às necessidades específicas dos clientes, essas adaptações precisam ser feitas com a colaboração e a participação dos clientes.

Esta característica - o envolvimento do cliente - requer que o exportador do serviço disponha de habilidades interpessoais e sensibilidade cultural normalmente acima daquelas exigidas de um exportador de um produto manufaturado.

Share this article

BIBLIOGRAPHY

Fonte: Sebrae Nacional - 27/11/2015

{{'LOADING_COMMENTS' | translate}}...
{{'NO_COMMENTS_YET' | translate}}
{{'TO_POST_A_COMMENT' | translate}}

Other users also viewed


Loading...
Sign In to ConnectAmericas
Forgot your password?
Don't have an account? Register here
Enter the e-mail you used when you registered
for ConnectAmericas to create
a new password