Connect Learn Finance
Service

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apoia a promoção de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável do Brasil

A CNI é a representante da indústria brasileira, setor econômico que responde por um quarto da economia nacional, emprega um em cada quatro trabalhadores com carteira assinada e é responsável por um terço dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento do país.

Líder do sistema de representação sindical da indústria, a CNI reúne 27 Federações de Indústria, nos estados e Distrito Federal, e cerca de 1.300 sindicatos patronais espalhados pelo Brasil. Desde que foi criada, em 1938, exerce um papel de vanguarda na sociedade, promovendo o debate e buscando consensos em torno dos grandes temas nacionais, sobretudo os que têm impacto sobre o desempenho da indústria e da economia brasileira.

Importante interlocutora no cenário nacional, a CNI, que tem sede em Brasília e um escritório de representação em São Paulo, discute e apresenta sugestões para a construção e o aperfeiçoamento de políticas e leis que fortaleçam o setor produtivo e modernizem o país.

A CNI também estimula a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria. Além disso, mantém programas e apoia iniciativas que visam a valorização, a promoção social e a formação profissional do trabalhador.

Essas ações se baseiam em estudos e pesquisas técnicas e na consulta e no diálogo permanente com federações e sindicatos de indústrias, associações nacionais setoriais, fórum e conselhos empresariais.

A Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), oferece aos exportadores a emissão online do Certificado de Origem, através do SISTEMA COD BRASIL. 

Com o serviço informatizado, que está disponível nas Federações de Indústrias dos estados e do Distrito Federal, o tempo médio de emissão do documento caiu de dois dias desde o momento em que a empresa começava a preencher as informações até receber a aprovação para apenas 15 minutos em média. Além disso, o novo sistema evita erros, reduz os custos com a burocracia e dá maior segurança ao exportador. 

Através da ferramenta é possível acessar um banco de dados único e disponível em todo território nacional, facilitando a operação de empresas que possuem relação com fornecedores ou prestadores de serviço em diferentes regiões do Brasil além de evitar o retrabalho com a duplicidade de documentos. 

Após a homologação do governo e superada a fase de testes com as aduanas de outros países, o Sistema permitirá a emissão de Certificados de Origem totalmente digitais para mercadorias vendidas aos países que o Brasil possui acordos comerciais. Isso dispensará a papelada, e o exportador poderá passar o documento para o importador por meio eletrônico, o que garantirá mais segurança nas operações e afastará o risco de falsificações. 

O Certificado de Origem, documento que comprova a nacionalidade do produto, é necessário para o exportador obter os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com outros países. As Federações de Indústrias estão entre as instituições que têm a autorização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para emitir os certificados. Atualmente, o Sistema Indústria é o maior emissor do país, com o equivalente a cerca de 75% do total de certificados no país.

Para usar o sistema informatizado da CNI, os exportadores devem acessar o endereço eletrônico www.cod.cni.org.br ou procurar a Federação de Indústria do seu estado.

O Catálogo de Exportadores Brasileiros - CEB fornece informações sobre operações de exportação no biênio 2011/2012, extraídas de registros oficiais da Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A atualização e manutenção da base de dados é viabilizada através de parceria com a FUNCEX

O CEB é uma importante base de dados que pode viabilizar a identificação de parcerias internacionais e promover o conhecimento da oferta exportável brasileira. Constitui ferramenta de promoção da capacidade exportadora brasileira no exterior e instrumento de prospecção de oportunidades e negócios com o Brasil. 

Editado em três idiomas - português, inglês e espanhol - é uma importante fonte de consulta e informação para entidades brasileiras e estrangeiras de cooperação internacional. Também é ferramenta essencial para representações diplomáticas e empresas internacionais interessadas em ampliar negócios, parcerias e investimentos com empresas brasileiras. O Catálogo pode ser acessado pelo endereço www.brazil4export.com.

Provided by:

CNI

Country:

Brazil Brazil

Sign In to ConnectAmericas
Forgot your password?
Don't have an account? Register here
Enter the e-mail you used when you registered
for ConnectAmericas to create
a new password