Connect Learn Finance
Service

Certificado de origem digital agiliza o comércio exterior

A Federação do Comércio do Amazonas agora oferece nacionalmente o serviço de certificados de Origem Digital, que garantem que seu produto é brasileiro e tem direito a benefícios tarifários em diversos países.

O Certificado de Origem Digital é um documento oficial que garante que um produto sujeito a exportação é originado de determinado País. É o documento pelo qual o exportador declara que a mercadoria a ser exportada cumpre as exigências estabelecidas pelos acordos de complementação econômica entre os países, assim como as normas de origem para cada acordo em questão. Certificado de Origem Digital possibilita a emissão do documento mais rapidamente que os processos regulares.

Para o exportador, a principal vantagem da nova modalidade é a agilidade na obtenção do documento. O Certificado de Origem Digital leva um tempo médio de emissão do documento de dez minutos - no processo regular, a emissão se dava em cerca de dois dias.

Além dos filtros de aprovação, que extinguem a possibilidade de erro no preenchimento do documento e eventuais atrasos no embarque das mercadorias, o Certificado de Origem Digital também traz a vantagem de eliminar a necessidade de se reescrever o documento, utilizando o mesmo cadastro da empresa para cada produto a ser exportado. "O Certificado de Origem Digital é uma inovação oferecida pela FECOMERCIO às empresas amazonenses que auxilia o exportador diminuindo o tempo de espera e reduzindo custos".

Os benefícios advindos para o Brasil com a implementação do Certificado de Origem Digital são:

Gerais:

  • Redução de custos operacionais pela facilidade de comunicação, com uso sistemas de informática, entre exportadores, aduanas e entidades emissoras;
  • Maior segurança quanto à integridade do COD.

Para o Exportador e o Importador:

  • Redução de tempo de duração do trâmite comercial como um todo;
  • Eliminação do custo de mobilização até as entidades para a apresentação de documentos e retirada do COD;
  • Redução de análises subjetivas;
  • Diminuição de custos no envio do COD ao importador;
  • Maior segurança no processo de solicitação de benefícios tarifários.

Para as Entidades emissoras:

  • Redução substancial no custo de armazenamento da informação;
  • Otimização do tempo de análise e emissão dos Certificados de Origem Digital;
  • Maior eficiência no processo de emissão com resultados no aumento da qualidade do serviço prestado ao exportador e no atendimento às solicitações do DEINT/MDIC.

Provided by:

FECOMERCIO AM

Country:

Brazil Brazil

Sign In to ConnectAmericas
Forgot your password?
Don't have an account? Register here
Enter the e-mail you used when you registered
for ConnectAmericas to create
a new password