Connect Learn Finance

COMÉRCIO EXTERIOR

Como participar de uma feira internacional em 6 passos

Aproveite as oportunidades para internacionalizar a sua empresa e expandir o seu negócio.

Share this article

Published by ConnectAmericas

HIGHLIGHTS

Muitas agências promocionais aferecem incentivos ou apoios para participar em feiras internacionais

As feiras são excelentes vitrines para promover seus produtos em outros países e fazer negócios, por isso é tão importante preparar-se para que tudo saia da melhor maneira possível. A participação requer uma preparação que deve começar com vários meses de antecedência.

A seguir daremos os 6 passos essenciais para planejar a sua próxima participação em uma feira, estas dicas foram baseadas em um documento elaborado pela Câmara de Comércio Colombiana-Estadounidense.

  • Escolha do evento: O ideal é escolher a feira de acordo com o produto que você quer vender; já que, em geral, elas são especializadas em uma indústria. É possível participar como expositor ou observador. É melhor tem uma experiência prévia como observador para se familiarizar com o ambiente antes de participar como expositor. É importante saber que a participação não implica somente em promover o que você quer vender, mas também conhecer os competidores, as tendências de consumo, preços, substitutos e as novas tecnologias. 
  • Preparação prévia:  É recomendável que se inicie, se possível, com 12 meses de antecedência para planejar e preparar adequadamente a participação. Deve-se elaborar uma análise dos custos da participação (aluguel de stand, serviços inclusos e não inclusos) e saber quais são as datas-chave para a inscrição, assinatura do contrato e pagamento para poder fazer todas as reservas com antecedência (passagens, hotéis, aluguéis de veículos, etc.)
  • Exibição: Se  vão exibir produtos é importante contar com pessoal com experiência e analisar, de acordo com o destino, se é necessário um intérprete. De acordo com o espaço que lhe seja dado, deve-se planejar o que vai ser exibido e se possível deixar um espaço de reunião, onde se possa fazer negócios. Existem empresas que fazem o desenho, construção e exibição, pode-se também terceirizar este serviço a algum provedor local. É importante realizar um plano logístico e escolher um agente de carga adequado para enviar o material a ser exibido. A imagem que você projetar é muito importante, por isso o local deve estar limpo e apresentável, além disso a apresentação dos expositores do stand deve ser excelente.
  • Stand: No dia é importante reunir o pessoal no primeiro momento para planejar e coordenar as atividades. No decorrer do evento é importante revisar constantemente o trabalho e verificar se as informações estão sendo passadas corretamente. É essencial para negócios futuros o registro das pessoas que visitam o Stand, e revisá-lo constantemente para os contatos e reuniões que poderão ser feitas no local. 
  • Recorrida: Em uma feira internacional se analisa e estuda os competidores, os produtos substitutos e podem aparecer oportunidades com produtos complementares, podendo-se realizar alianças estratégicas. É necessário andar pelo local com isso em mente, em busca de benefícios e novidades em tecnologias e processos. 
  • Encerramento: Quando terminar o evento, alguém deve estar encarregado de arrumar as mostras e materiais utilizados para reembarque. Ao comprar sua passagem de volta leve em consideração que a viagem pode ser prolongada por mais alguns dias para concluir as reuniões adicionais, fazer contatos locais ou realizar um pequeno estudo de mercado. Acostume-se a enviar comunicados de agradecimento e seguir com os contatos feitos durante a feira. Uma reunião com o pessoal que participou no stand pode permitir que você tenha um feedback com sugestões e recomendações para que você melhore nas futuras exibições.

Para guiar-se na escolha da feira correta, consulte os recursos disponíveis através da sua agência nacional ou local de promoção de exportações. Muitos sites mostram as feiras importantes por data e indústria, priorizando aquelas de maior relevância para as indústrias nacionais. Consulte regularmente, já que muitas agências também oferecem incentivos ou apoio para participar.

Share this article

{{'LOADING_COMMENTS' | translate}}...
{{'NO_COMMENTS_YET' | translate}}
{{'TO_POST_A_COMMENT' | translate}}

Other users also viewed


Loading...
Sign In to ConnectAmericas
Forgot your password?
Don't have an account? Register here
Enter the e-mail you used when you registered
for ConnectAmericas to create
a new password