Connect Learn Finance
Service

Um caso de sucesso mostra por que faz sentido fazer negócio com mulheres

As mulheres investem a maior parte da sua renda nas suas famílias e comunidades, promovendo o crescimento da economia. Se mulheres e homens tivessem uma participação equitativa na economia, o PIB mundial chegaria a aproximadamente US$ 28 trilhões em 2025. Esse impacto é comparável ao tamanho das economias da China e dos Estados Unidos juntas.  

 

Já está provado que as empresas são bem-sucedidas quando têm uma mulher à frente. Elas atraem e retêm talentos, oferecem um melhor serviço e aumentam os lucros. É um fato que empresas administradas por mulheres produzem até 34% mais de lucro em comparação com empresas menos diversificadas. Mas ainda existem vazios significativos.  

 

Empresas que pertencem a mulheres representam menos de 1% dos contratos concedidos por grandes corporações. As mulheres estão sub-representadas nos negócios e não têm acesso a serviços financeiros, a tecnologia e a redes sociais, tão necessários para alcançar o sucesso. 

 

E é aqui que entra a WEConnect International. A WEConnect Internacional trabalha na interseção dinâmica entre os empresários e as mulheres, conectando empresas que pertencem a mulheres com companhias globais.

 

A história da Madelaine

 

Vejamos a história de sucesso de Madelaine Artavia Sotela, da Costa Rica, que fundou a empresa Arquitectura Arquenz, em 2002, depois de se formar em desenho arquitetônico. Estudar arquitetura foi um grande desafio para Madelaine, uma vez que precisava cuidar do seu filho, então começou a fazer projetos arquitetônicos em casa. Então um cliente para quem ela havia feito um projeto e planos perguntou se ela poderia construir a casa que havia projetado para ele. Ela decidiu assumir o risco e iniciar o seu próprio negócio de construção.

 

"Eu nunca tinha dirigido um projeto por conta própria, mas tinha alguma experiência, porque havia trabalhado com o meu pai, que era supervisor de construção, e me ensinou muito sobre o negócio quando eu era criança", conta Madelaine. "A paixão pelo meu trabalho vem dessas lembranças de infância."

 

Madelaine começou o seu negócio e continuou a estudar arquitetura, embora com muitas dificuldades pelo caminho. Como teve que dividir o seu tempo entre trabalhar e cuidar do seu filho, somente em 2012, ela conseguiu receber o seu diploma de arquiteta. No entanto, desde então, a empresa tem crescido, e ela e a sua equipe têm aproveitado muitas oportunidades, algumas das quais chegaram através da WEConnect internacional.

 

Madelaine escutou falar da WEConnect Internacional quando conheceu a diretora, Antonina Sequeira, na Costa Rica, durante um evento com Banca Mujer. Antonina falou com Madelaine sobre todas as oportunidades que a certificação WEConnect oferece, incluindo acesso a eventos que poderiam gerar negócios lucrativos. Convencida do seu valor, Madelaine obteve a sua certificação em agosto de 2014, bem a tempo de participar do evento "A construção das Américas", nos Estados Unidos. 

 

"Eu entrei em um avião pela primeira vez na minha vida para participar desse evento, e tive que me apressar para tirar o passaporte e o visto para os Estados Unidos. Eu aprendi muito nos fóruns e fiz conexões com fornecedores e clientes potenciais durante a conferência. A experiência foi maravilhosa e inesquecível, e eu sou muito grata à WEConnect internacional."

 

Apenas dois meses depois, Madelaine já estava estabelecendo conexões no seu país. Ela se reuniu com Luis Bolaños Alfaro, gerente de Compras de um hotel Marriott na Costa Rica, e apresentou o seu portfólio a ele. Depois de apresentar todas as suas credenciais e experiência e após várias reuniões, Madelaine assinou um contrato com o hotel, no dia 4 de março de 2015, e atualmente está realizando mais três projetos para a Marriott International, um membro corporativo da WEConnect internacional. 

 

"Esta ordem de compra teve um impacto muito positivo no meu negócio. O chefe de Compras do Marriott me recomendou a outros estabelecimentos da rede Marriott na Costa Rica. Para Arquenz, isso significa oportunidade e reconhecimento no mercado. Para mim, este projeto significa assumir um novo desafio. A nossa equipe fará o seu maior esforço para que o contrato seja um sucesso, somando experiências e recomendações para projetos futuros, mas o mais importante: é uma grande responsabilidade mostrar o grande potencial que nós temos como mulheres empresárias e, assim, abrir as portas para novas oportunidades para outras empresas pertencentes a mulheres certificadas pela WEConnect International".

Provided by:

WEConnect International

Country:

USA USA

More info:

Estados Unidos 

http://weconnectinternational.org/en/

1120 Connecticut Ave., NW Suite 1080

Washington, DC 20036

Tel: +1 202 810 6000

Info@WEConnectInternational.org

 

Brasil

Alameda Santos, 1827 Cj.112. São Paulo, SP 01419-002 

Tel: +55 11 98230 5945

JIverson@WEConnectInternational.org

 

Chile

fvaldes@weconnectinternational.org

 

Colombia

Tel: +1 786 282 8793

Skype: aventi.ag

infocolombia@weconnectinternational.org

 

Costa Rica

ASequeira@WEConnectInternational.org

 

Mexico

Goldsmith 338, Col. Polanco Reforma. 11570 Mexico, D.F.

Tel: +52 55 26242858

LMdelaMora@WEConnectInternational.org

 

Perú

Ave. Flora Tristán 240, Of. 501. Urb. Santa Patricia. La Molina

CLeno@WEConnectinternational.org

Sign In to ConnectAmericas
Forgot your password?
Don't have an account? Register here
Enter the e-mail you used when you registered
for ConnectAmericas to create
a new password