Connect Learn Finance

INFORMAÇÃO

Conheça as 4 ferramentas digitais que te ajudarão a entender os trâmites e processos do comércio internacional

Aqui você encontrará informações sobre requisitos técnicos não tarifários, inteligência de acesso aos mercados, logística, INCOTERMS, guia prático de processos e muito mais.

Share this article

Published by ConnectAmericas

Um dos grandes desafios que as empresas da América Latina e o Caribe (LAC) enfrentam no comércio internacional é ter acesso, de maneira fácil e gratuita, às informações relevantes sobre os procedimentos e trâmites não tarifários que os empresários devem implementar ao exportar ou importar.

Pensando em reduzir essa barreira, o Grupo BID financiou 4 projetos na região, cujo propósito foi o estabelecimento de 4 ferramentas de consulta sobre procedimentos e trâmites do comércio exterior, abarcando: requisitos técnicos não tarifários, trâmites logísticos, INCOTERMS, guias práticos de processos e inteligência de acesso aos mercados.

Abaixo falamos sobre essas ferramentas e como acessá-las:

LATE – Plataforma de Exportação Assistida (PEA, em espanhol), PromPerú
Plataforma desenvolvida pelo PROMPERÚ e BID para impulsionar a internacionalização das PMEs exportadoras, através da informação organizada em 5 etapas simples: Inteligência de Mercado, Requisitos de Acesso ao Mercado, Requisitos Tarifários, Logística, Custos e Financiamento. Essas informações são centralizadas a partir de várias fontes internacionais, por meio de tecnologias de interoperabilidade, que facilitam a colaboração dos atores do comércio mundial.

ExportAccess – Requisitos Técnicos Não Tarifários (RNA, em espanhol), ProColombia
Este sistema buscar abrir um espaço no qual seja possível coletar e compartilhar a maior quantidade de informações possíveis sobre os requisitos não tarifários, necessários para levar nossos produtos e serviços a mercados e destinos internacionais.

SIL – Sistema de Informação Logística, PROCOMER
SIL facilita e capacita os atores do comércio exterior (exportadores, importadores e fornecedores de logística). Possui 4 funcionalidades: cotização para serviços de transporte internacional, atuação complementar, cálculo de custos de acordo com o INCOTERM® e guia de procedimentos para exportação ou importação. Plataforma bilíngue, agradável e fácil de usar, é destinada as PMEs para o domínio das questões de logística, diminuição de custos e melhoria da eficiência dos seus negócios internacionais.

MapaComex – Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) [DISPONÍVEL EM BREVE]
Após 108 reuniões presenciais com o Setor Privado e Governo, este projeto mapeou todos os processos de exportação e importação do Chile, Paraguai e Uruguai, desenvolvendo uma ferramenta de consulta online sobre os procedimentos que devem ser realizados para importar ou exportar desde esses países.

Essas ferramentas fazem parte do programa FACILIDAD (Facilidade Regional para a Inovação em Informação sobre o Comércio Exterior para as PMEs). Este projeto foi financiado pelo BID Lab e executado pela PromPerú, ProColombia, ProComer (Costa Rica) e CNI (Confederação Nacional da Indústria do Brasil).

Share this article

{{'LOADING_COMMENTS' | translate}}...
{{'NO_COMMENTS_YET' | translate}}
{{'TO_POST_A_COMMENT' | translate}}

Other users also viewed


Loading...
Sign In to ConnectAmericas
Forgot your password?
Don't have an account? Register here
Enter the e-mail you used when you registered
for ConnectAmericas to create
a new password